Estamos diante de um aumento expressivo da miopia em crianças e adolescentes devido principalmente a mudança no estilo de vida atual e redução do tempo em ambientes abertos.
A miopia é considerada uma afecção benigna pois pode ser corrigida por óculos, lentes de contato e cirurgia refrativa.
No entanto um explosão da miopia vem ocorrendo na Ásia oriental chegando a 80/90% de jovens universitários míopes e com 20% deles com miopia patológica.
De forma mais branda esta situação também vem ocorrendo no Brasil. Estamos observando um aumento da miopia de forma geral e da miopia patológica (forma mais grave) que pode resultar em visão subnormal e até cegueira.
Esse crescimento vem gerando interesse em vários estudiosos com o objetivo de controlar a progressão principalmente em crianças de idade escolar.
Desta forma, algumas conclusões puderam ser tiradas:
1) O uso do óculos evidenciou pouco controle da progressão da miopia.
2) O uso de colírio de Atropina 0,01% se mostrou bastante promissor, porém seu uso generalizado se limita ao efeitos colaterais.
3) O aumento do tempo gasto em ambientes externos está associado a redução do risco de progressão da miopia.
4) Ambientes bem iluminados possuem ação protetora em crianças.
Precisamos limitar o uso de aparelhos eletrônicos para nossas crianças e estimular atividades em ambientes abertos como forma de controle desta possível epidemia de miopia que já nos assombra.
Marque sua consulta:
Whatsapp >> CLIQUE AQUI
Telefone >> (11) 5181.1110