Pode parecer bastante preocupante se, de repente, o seu olho for tomado por uma mancha vermelha de sangue e você não fazer ideia do que isso seja, não é? Em situações como essa, as chances de estarmos diante de uma hemorragia subconjuntival são grandes. Também conhecida por “derrame no olho”, a hemorragia, apesar do seu nome e da sua aparência causarem espanto, costuma ser benigna. Na maioria das vezes não causa problemas de visão graves, tampouco a perda dela.
Para entender melhor sobre o problema e confirmar como ele acontece no Brasil, o Ministério da Saúde calcula que, aproximadamente, 150 mil casos de hemorragia subconjuntival são registrados por ano no país.
Causas
Esta hemorragia no olho ocorre quando os vasos capilares conjuntivais rompem-se. Devido ao rompimento, o sangue fica retido entre a conjuntiva e a esclera, ocasionando uma aparência estética debilitada.
De acordo com pesquisas, os casos de hemorragia subconjuntival ocorrem, sobretudo, em pessoas hipertensas, diabéticas ou por pequenos traumas. Até mesmo esforços físicos de diferentes intensidades podem causar um derrame no olho, como:
- Tosse;
- Espirro;
- Levantar um objeto;
- Musculação.
Sintomas
Visualmente, a mancha vermelha de sangue no olho cobrindo toda ou parcialmente a esclera (parte branca do olho) é o sinal mais nítido da hemorragia subconjuntival. Além disso, há casos nos quais os pacientes podem apresentar:
- Fotofobia;
- Visão embaçada;
- Dor nos olhos;
- Secreção;
- Ardência.
Tratamento
O correto é procurar o seu médico oftalmologista ou uma clínica de oftalmologia, para que um profissional possa diagnosticar a hemorragia subconjuntival e/ou outros problemas de visão e, a partir disso, escolher o tratamento adequado.
Por tratar-se de um derrame ocular externo, os tratamentos costumam ser simples, como a utilização de colírios e compressas frias. Vale dizer que, em geral, o sangue, em dias ou semanas, é absorvido pelo organismo da pessoa, fazendo com que o seu olho possa voltar ao normal sem que se realize procedimentos específicos.
Mais uma vez, é importante frisar a importância de procurar um profissional capacitado para diagnóstico médico. Somente ele poderá realizar uma boa avaliação e tratar corretamente a hemorragia subconjuntival.
Marque sua consulta:
Whatsapp >> CLIQUE AQUI
Telefone >> (11) 5181.1110