Córnea grossa é um termo utilizado para referir-se à córnea que apresenta uma espessura maior do que a espessura de córnea da maioria das pessoas. A medida da espessura da córnea é um dos motivos para a indicação ou não da cirurgia refrativa, aquela para “zerar” ou diminuir o grau. Córneas mais espessas também podem aumentar a pressão dos olhos, o que pode estar relacionado ao glaucoma.
Onde fica localizada a córnea grossa?
A córnea é a parte anterior transparente e protetora do olho e fica localizada na região polar anterior do globo ocular. Ela e o cristalino têm a função de focar a luz através da pupila para a retina, como se fosse uma lente fixa. Além da transparência, uma córnea saudável apresenta uma curvatura que auxilia a formar a imagem na retina com foco e nitidez. Por isso, alterações na sua curvatura podem prejudicar a visão.
Pressão dos olhos e glaucoma
O glaucoma é um problema no olho que pode ser ocasionado pelo aumento da pressão intraocular ou por uma lesão irreversível do nervo óptico, e pode até causar a perda da visão. Entretanto, é preciso ter atenção a um fator: o aumento da pressão intraocular não é um fator decisivo para o surgimento do glaucoma. A pressão no olho deteriora o nervo oftálmico e, com o tempo, pode levar à cegueira. Geralmente, ele atinge indivíduos a partir dos 40 anos, mas isso não é uma regra. Existem diversos tipos de glaucoma: agudo, crônico, congênito, secundário, pigmentar e de baixa pressão. Eles diferem-se, principalmente, pela variabilidade da pressão no olho, que pode aumentar de maneira brusca ou devagar, ao longo dos anos. Para saber mais sobre a questão, clique aqui!
Sintomas do glaucoma
Os sintomas do glaucoma agudo incluem: possíveis dores de cabeça, olhos avermelhados, pupilas dilatadas, endurecimento do globo ocular e córnea turva. Entretanto, muitas vezes, os sintomas característicos da doença não aparecem. Por isso, é preciso consultar, pelo menos uma vez por ano, um oftalmologista para exames de rotina.
Paquimetria
O exame de paquimetria ocular permite a medição da espessura da córnea, estrutura já explicada anteriormente. Esse procedimento é importante para o diagnóstico de doenças oculares e avaliações pré-operatórias para algumas cirurgias, por exemplo a de catarata. Trata-se de algo rápido, sem dor e que não requer preparações específicas do paciente. Existem duas formas de realização: ultrassônica e por meio de infravermelhos.
Paquimetria ultrassônica
É utilizado um tipo de paquímetro que emite ultrassons e avaliam a espessura da córnea em três áreas diferentes: central, paracentral e periférica. É necessário um colírio anestésico que não altera a pupila e o resultado é imediato.
Paquimetria por infravermelhos
Nesse caso, o paquímetro mede a espessura da córnea com infravermelhos. É um tipo de exame mais moderno, considerado um dos melhores dos últimos anos. As medidas são apresentadas com clareza em 3D e 360º.
Topografia de córnea
Também chamada de ceratoscopia ou de topografia corneana, é um exame oftalmológico utilizado no diagnóstico do ceratocone, uma doença caracterizada pela deformação da córnea, quando ela adquire um formato de cone. Os sintomas são: dificuldade para enxergar e sensibilidade à luz. Além disso, existem outros motivos para a sua realização:
- Medir a espessura e curvatura da córnea;
- identificar astigmatismo e miopia;
- avaliar a adaptação do olho à lente de contato;
- verificar a degeneração da córnea.
O exame é simples, realizado no consultório oftalmológico e consiste na realização do mapeamento da córnea. O seu resultado pode ser indicado pelo médico logo após a sua realização.
Clínica de oftalmologia
Conheça a Oftovision, clínica que realiza diversos exames oftalmológicos que auxiliam o médico no diagnóstico correto para um tratamento efetivo do seu problema de visão. Marque uma consulta com um profissional já!
Marque sua consulta:
Whatsapp >> CLIQUE AQUI
Telefone >> (11) 5181.1110