Gonioscopia
A Gonioscopia faz parte dos exames de rotinas de indivíduos que possuem histórico familiar de glaucoma. Esse procedimento, que também é utilizado para analisar outros casos como tumores, cistos e aderências, avalia o ângulo da câmara anterior do olho, localizada entre a córnea e a íris.
O exame, apesar de menos conhecido, é muito utilizado nas clínicas. A Gonioscopia é de grande valia para o diagnóstico, acompanhamento e tratamento dos problemas já citados.
Procedimento
É utilizado um colírio anestésico para o procedimento e uma lente de 4 espelhos que dispensa o uso do gel como era feito poucos anos atrás.
Durante a realização do procedimento, uma lente de 4 espelhos é colocada nos olhos do paciente, que é responsável por medir o ângulo formado entre a córnea e a íris.
Para isso a lente entrará em contato com os olhos. Neste momento é importante que o paciente mantenha o olhar fixo, para que a avaliação seja realizada de forma eficiente.
Indicações
A Gonioscopia é indicada para todos os pacientes que possuem histórico familiar de glaucoma.
Porém, se você tem sentido algum tipo de alteração em sua visão, não deixe de agendar uma consulta, o especialista é a melhor pessoa para averiguar a necessidade ou não da realização do procedimento.