Paquimetria Ultrassônica
O exame de Paquimetria Ultrassônica é utilizado para medir a espessura total da córnea, ou seja, avaliar a espessura da soma de todas as camadas desta estrutura.
Este procedimento é de suma importância para os tratamentos oftalmológicos.
Ele é imprescindível no planejamento de cirurgias, como a de correção refrativa (miopia, hipermetropia e astigmatismo), a de transplante de córnea e a de implante de anéis intra-corneanos.
Além disso, também é importante para o acompanhamento de doenças como o glaucoma e para avaliação de traumas por cirurgias intraoculares.
Como é feito o exame?
O procedimento é realizado por meio de uma sonda ultrassônica que se baseia em uma tecnologia similar a da ultrassonografia. Para que a avaliação seja possível, é necessário que o aparelho entre em contato direto com a córnea do paciente.
Diante disso, faz-se necessária a aplicação de colírios anestésicos, o que torna o exame indolor.
Todo o procedimento dura aproximadamente 10 minutos.
Indicações
A Paquimetria Ultrassônica é indicada para pacientes com suspeita de glaucoma, ceratocone, ou qualquer outro tipo de problema que possa vir a interferir na espessura da córnea. Indivíduos prestes a serem submetidos a cirurgias como as já citadas anteriormente, também devem passar pelo procedimento.
Se algum desses for o seu caso, agende uma consulta, avaliaremos a possibilidade de realização do exame.