Refração dinâmica
A Refração dinâmica é um exame utilizado para avaliar o grau de refração que beneficia a acuidade visual daquele indivíduo.
É classificado como dinâmico pois não há utilização de colírio para inibir o poder de acomodação.
A refração é a maneira como os feixes de luz atravessam os olhos para formar a imagem. O foco da imagem deve estar em um ponto ideal para que o indivíduo tenha uma visão de qualidade do objeto. Qualquer tipo de variação deve ser corrigido através das lentes ou de procedimentos cirúrgicos.
Através da refração dinâmica é possível identificar o grau no qual as lentes de correção devem ser desenvolvidas.
Como é feito o exame?
O procedimento é bem simples. O paciente é direcionado até uma cadeira, onde é indicado que aproxime os olhos de um aparelho e descreva o que vê em uma tabela exposta. A medida que o indivíduo vai relatando ao médico a maneira como enxerga, o especialista vai alternando as lentes em seu equipamento.
O objetivo é descobrir qual delas se encaixa melhor em cada olho do paciente, ou seja, qual é o grau de refração que beneficia a acuidade visual daquele indivíduo.
Para a realização do procedimento são necessários três aparelhos.
Indicações
Geralmente é através deste tipo de exame que se identifica e avalia casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
Se você tem sentido dificuldades em enxergar ou mesmo se acha que por algum motivo sua acuidade visual está prejudicada, agende uma consulta. Vamos descobrir qual é o melhor tratamento para o seu caso.