Primeiramente precisamos entender o que é o astigmatismo. Astigmatismo se caracteriza por um defeito de visão onde a luz chega na retina de modo disforme. Os raios de luz que atravessam a córnea e o cristalino focam em pontos distintos dentro do olho produzindo uma visão distorcida e desfocada tanto de perto quanto de longe.
Não é uma doença, simplesmente um erro refracional. Temos os astigmatismo corneano e cristaliniano. Na maioria das vezes o astigmatismo se deve a uma córnea com formato irregular, em vez de terem uma córnea redonda ela se apresenta mais curva em algum eixo como por exemplo o formato oval.
Nesta imagem podemos perceber que não temos um único foco e sim focos duplos ou múltiplos dependendo do tipo de astigmatismo, levando a distorção da imagem.
Seu médico tem um forma própria de prescrever o astigmatismo em sua receita de óculos. Exemplo 1) OD= +1,00 // -1.00 x 180° OE= +2,00 // -2,00 x 90°
Isto quer dizer que no olho direito este paciente teria 1 grau de hipermetropia + 1 grau de astigmatismo no eixo de 180° .
Ou seja, a córnea deste paciente possui uma curvatura maior a 90° e seria mais plana a 180° com formato ovalado precisando de correção. No olho esquerdo, já teríamos o inverso, a córnea teria maior curvatura a 180°.
Existem diversas formas de astigmatismo, regular, irregular, simétrico, assimétrico, miópico e hipermetrópico.
Devemos chamar atenção para para o astigmatismo hipermetrópico principalmente na infância. Ele deve ser diagnosticado de forma precoce para evitar a ambliopia ( olho preguiçoso) que leva a baixa visual se não for corrigido até por volta dos sete anos. O temido tampão muitas vezes é necessário. Se você tem uma criança com esta suspeita clique AQUI para marcar o mais rápido sua avaliação.
O astigmatismo causa dificuldade visual de longe e perto, cansaço visual, dor de cabeça que são os principais sintomas.
Alguns exames são importantes para detectarmos o tipo de astigmatismo.
Um exame mais simples seria a TOPOGRAFIA DE CÓRNEA que consiste na avaliação anterior da curvatura da córnea.
Hoje em dia ele pode ser tratado com óculos, lentes de contato, cirurgia refrativa LASIK ou com lentes intra-oculares dependendo da idade do paciente.
Se você sente dor de cabeça constante, cansaço visual, dificuldade para longe ou perto não deixe de procurar seu oftalmologista.
Na Otovision estamos preparados para diagnosticar e tratar seu astigmatismo.
Marque sua consulta:
Whatsapp >> CLIQUE AQUI
Telefone >> (11) 5181.1110