A conjuntivite neonatal acontece no primeiro mês de vida. Frequentemente é resultado de infecção transmitida de mãe para o filho durante o parto.
As preparações tópicas usadas logo após o nascimento para prevenir conjuntivite infecciosa podem causar a irritação da mucosa e causar uma conjuntivite química. Também são responsáveis a Chlamidia, a N.gonorrhoeae e, eventualmente o vírus herpes simples, que podem estar relacionadas a infecções graves. Já as infecções mais brandas podem ser causadas pelo Estafilococos, estreptococos e H. Influenzae.
Podemos suspeitar de conjuntivite neonatal em casos de uso de nitrato de prata 1% colírio após o nascimento, doenças sexualmente transmissíveis, conjuntivite recente dos contatos mais próximos da criança. Doenças sistêmicas como rinite e otite por clamídia, vesículas na pele e encefalite por herpes. Lacrimejamento constante sem infecção podemos suspeitar de obstruição canalicular.
O quadro clínico obedece a doença de base. Podemos ter ceratite nas infecções virais, edema palpebral na conjuntivite neonatal por gonorréira, refluxo de secreção quando temos obstrução canalicular.
TRATAMENTO:É muito importante a profilaxia com Iodopovidona a 2,5% e nitrato de prata a 1%.Lágrimas artificiais.Antibiótico tópico e se necessário antibiótico sistêmico. Aciclovir sistêmico em casos de herpes, sob acompanhamento de um pediatra.
A Oftovision está pronta para atender seu bebê.
Marque sua consulta:
Whatsapp >> CLIQUE AQUI
Telefone >> (11) 5181.1110