Conjuntivite pode ser sinal da Covid-19?

Especialistas da área de oftalmologia indicam que irritação nos olhos pode ter relação com o coronavírus

A conjuntivite ainda é uma das doenças oftalmológicas de maior queixa nos consultórios de oftalmologia. O mais curioso disso tudo é sua atual relação com os sintomas de coronavírus, sinal relatado por alguns pacientes infectados e indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Afinal, conjuntivite pode ser sinal da Covid-19? Entenda a seguir:

Sintomas de conjuntivite

A conjuntivite acontece em decorrência de uma inflamação na membrana transparente que reveste os olhos, denominada de conjuntiva, responsável por proteger o globo ocular de corpos estranhos. Essa inflamação ocular acontece a partir da infecção por vírus ou bactérias que, em contato com os olhos, podem causar diversas irritações na superfície ocular. Os sintomas geralmente são: irritação e coceira nos olhos; vermelhidão; inchaço nas pálpebras; aumento de secreção e sensação de “areia” nos olhos; sensibilidade à luz; queimação e olhos lacrimejantes. Em caso de sintomas, é necessário ir diretamente ao oftalmologista para receber o tratamento adequado.

Conjuntivite é sinal da Covid-19?

Como explicado acima, a conjuntivite é um processo de inflamação ocular decorrente de diversos tipos de vírus e bactérias sendo, dentre eles, o SARS-COV-2, comumente conhecido como coronavírus. Por isso é possível encontrar casos de pacientes que contraem conjuntivite, além de outros sintomas da Covid-19.

Os pacientes costumam indicar consequências de ceratoconjuntivite, que é muito similar à conjuntivite, porém apresenta maior quantidade de muco e afeta diretamente a área conjuntiva e a córnea. Apesar disso, a conjuntivite não é um dos principais sintomas de coronavírus.

Um dos primeiros estudos científicos publicados sobre esse assunto partiu do Jornal Canadense de Oftalmologia, após uma mulher de 29 anos apresentar um quadro de ceratoconjuntivite. A jovem havia passado suas férias nas Filipinas e, dias após retornar da viagem, no dia 1 de março, apresentou um quadro de corrimento e congestão nasal, tosse e conjuntivite no olho direito.

Como evitar a conjuntivite decorrente da Covid-19

Para evitar o coronavírus, a OMS indica: “distanciamento físico; uso de máscara, especialmente quando o distanciamento não pode ser mantido; locais bem ventilados; evitar aglomerações; lavar regularmente as mãos; cobrir o rosto ao tossir e espirrar”.

Quanto às infecções de conjuntivite, evite colocar as mãos sujas nos olhos, na boca e no nariz e, além disso, higienize bem óculos, telefone, fones de ouvido, lentes de contato e qualquer outro objeto que chegue próximo às áreas de contaminação.

De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas da Covid-19 são:

  • Tosse;
  • Febre;
  • Coriza;
  • Dor de garganta;
  • Dificuldade para respirar;
  • Perda de olfato (anosmia);
  • Alteração do paladar (ageusia);
  • Distúrbios gastrointestinais (náuseas/ vômitos/ diarreia);
  • Cansaço (astenia);
  • Diminuição do apetite (hiporexia);
  • Dispneia (falta de ar).

A transmissão ocorre de uma pessoa doente para outra, seja assintomática ou sintomática, e as principais formas de contágio são: toques de aperto de mãos contaminadas; gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro e objetos ou superfícies contaminados.

Marque sua consulta:
Whatsapp >> CLIQUE AQUI
Telefone >> (11) 5181.1110

Entre em contato conosco

Pacientes satisfeitos

“O atendimento foi excelente, tudo muito bem organizado, só tenho a agradecer pelo carinho e dedicação, parabéns a todos da clínica pelo trabalho humanizado e principalmente a Dra. Priscila, muito obrigada pela atenção que nos foi dada”
Sarah
“Excelência em atendimento! Atenciosos desde a recepção até o final da consulta, a equipe Oftovision oferece serviço impecável somado à um ambiente extremamente limpo e agradável. Parabéns Oftovision.”
Luiz Felipe
“Estou muito grata pelo atendimento prestado por todos que fazem parte da Oftovision. Dra. Priscila fez um excelente atendimento esclarecendo todas minhas queixas e conseguindo resolver meu problema. Muito obrigada.”
Juliana

Postagens recentes