Fundoscopia: para que serve o exame de fundo do olho?

O acompanhamento de rotina com o oftalmologista é sempre a melhor alternativa, e o exame de fundo do olho, ou fundoscopia, é uma das formas de verificar a saúde ocular. Você sabe para que serve o exame de fundo do olho? A fundoscopia ocular é uma análise aprofundada dos olhos. É um meio de o médico verificar as condições dos vasos sanguíneos da região do globo ocular. Para saber o que é fundoscopia e sobre o procedimento de exame de fundoscopia, leia mais!

O que é exame de fundo do olho?

É um procedimento feito com o objetivo de examinar a parte posterior dos olhos, onde ficam localizados as artérias, veias e nervos da retina, visando detectar uma predisposição para doenças. A fundoscopia também pode ser chamada de mapeamento da retina, exame de fundo do olho ou oftalmoscopia. Nessa prática, a saúde ocular do paciente é medida pelo fundo dos olhos.

Fundoscopia: para que serve?

A partir da observação das condições da retina, e de outras estruturas internas, esse exame diagnostica doenças ligadas ao nervo óptico e à retina, localizados na parte posterior do olho. Se, além disso, essa análise contar com a avaliação da periferia da retina, ela passa a ser chamada de mapeamento da retina. Na medida em que esse exame reflete a saúde ocular geral do paciente, ele pode ajudar a detectar e acompanhar doenças ligadas à visão, como o glaucoma e a catarata. O glaucoma não causa sintomas no estágio inicial, porém, pode evoluir para uma perda de visão irreversível no futuro. Além do mais, a fundoscopia pode mostrar como está a saúde geral do paciente, revelando doenças como a diabetes mellitus, a hipertensão arterial, o câncer nos olhos e distúrbios renais.

Fundoscopia: como funciona?

A fundoscopia é não invasiva, indolor e simples. É a forma mais eficiente de verificar como estão os vasos sanguíneos sem precisar empregar um método desconfortável e invasivo. Primeiro, o oftalmologista aplica um colírio para dilatar as pupilas do paciente. Tendo em vista que as pupilas se contraem na presença de luz, o medicamento faz com que elas continuem dilatadas ao longo de todo o exame. Assim, o procedimento é realizado em um ambiente escuro, para facilitar essa dilatação.

Depois, com o oftalmoscópio, aparelho que projeta luz dentro do olho, o médico consegue visualizar a estrutura interna do órgão. O oftalmologista observa o fundo do olho, examinando, com detalhes, a retina central e periférica, os vasos sanguíneos, o disco óptico e a mácula, que é a região encarregada da visão central do olho, situada no centro da retina. A duração média do exame é de 10 minutos.

Há duas categorias de fundoscopia: direta e indireta. A direta, considerada prática de rotina, é feita pelo clínico geral, e a imagem a ser visualizada pelo médico é quinze vezes maior do que a original (visão abrangente com ênfase no nervo óptico). É como se fosse um mecanismo de zoom no local. Apesar disso, o ângulo de visão da retina é menor. Já na indireta, a visualização da retina e do campo periférico é mais ampla. Nesse caso, o procedimento é realizado por um oftalmologista especialista em retina e vítreo (líquido gelatinoso, formado por 99% de água, que preenche o globo ocular). Como a pupila do paciente estará dilatada por algumas horas (quadro de fotofobia – aversão à luminosidade), e a visão estará embaçada, é indicado que a pessoa leve um acompanhante.

Fundoscopia: quando fazer?

É aconselhado que indivíduos saudáveis, de qualquer idade, realizem o exame de fundo do olho anualmente como prevenção de enfermidades, para verificar o grau, a pressão e as condições da retina. Em portadores de diabetes ou outras doenças, dependendo da orientação médica, a frequência pode ser maior do que uma vez ao ano. Assim, é importante que você entre em contato com um médico para saber qual é o seu caso.

Caso você sinta coceira, alergia nos olhos ou vista embaçada, procure imediatamente um oftalmologista. Não deixe a saúde para depois. Antes de qualquer coisa, você precisa cuidar de você. Lembre-se disso.

Fundoscopia: quem precisa ser examinado?

Recomenda-se fazer o exame logo quando o bebê nasce, por conta das altas chances de diagnosticar doenças locais, sistêmicas ou tumores. Nos adultos, a fundoscopia ocular pode detectar doenças oculares e neurológicas. Já em idosos, o exame de fundo do olho é capaz de revelar enfermidades, como a degeneração macular, uma das causas mais comuns da cegueira na terceira idade.

Consulte-se na Oftovision

Depois de ler esse texto, você já sabe o que é fundoscopia, para que serve o exame do fundo do olho e com qual frequência a fundoscopia deve ser realizada. Assim, você deve ter notado que o exame de fundoscopia é fundamental para a sua saúde. Então, não deixe para depois: marque um exame de rotina com um oftalmologista e realize a fundoscopia ocular, que pode detectar doenças sérias no estágio inicial e facilitar o tratamento.

Agende uma consulta com um de nossos profissionais. Situada na Zona Sul de São Paulo, a Oftovision é uma clínica de oftalmologia muito bem avaliada, ciente de que o diagnóstico precoce diminui significativamente as chances de você desenvolver as doenças listadas neste texto. Não perca tempo, entre em contato conosco agora mesmo. Afinal, é aquele velho ditado: “É melhor prevenir do que remediar”.

Marque sua consulta:
Whatsapp >> CLIQUE AQUI
Telefone >> (11) 5181.1110

Entre em contato conosco

Pacientes satisfeitos

“O atendimento foi excelente, tudo muito bem organizado, só tenho a agradecer pelo carinho e dedicação, parabéns a todos da clínica pelo trabalho humanizado e principalmente a Dra. Priscila, muito obrigada pela atenção que nos foi dada”
Sarah
“Excelência em atendimento! Atenciosos desde a recepção até o final da consulta, a equipe Oftovision oferece serviço impecável somado à um ambiente extremamente limpo e agradável. Parabéns Oftovision.”
Luiz Felipe
“Estou muito grata pelo atendimento prestado por todos que fazem parte da Oftovision. Dra. Priscila fez um excelente atendimento esclarecendo todas minhas queixas e conseguindo resolver meu problema. Muito obrigada.”
Juliana

Postagens recentes