[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″][et_pb_row _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”3.27.4″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”]
Ter uma boa visão é fundamental. Afinal, por meio dos olhos é possível notar tudo que está em nossa volta, o que ajuda na compreensão de informações.
No entanto, apesar de ser de conhecimento geral a essa, muitas pessoas esquecem de cuidar dessa área da saúde.
Visitar um oftalmologista para fazer um checkup e realizar exames como mapeamento de retina é essencial.
Nossos olhos são ferramentas incríveis e muito complexas. Por conta disso, é essencial estar checando a saúde deles constantemente.
No entanto, existe uma negligência com esse cuidado. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um milhão de pessoas não recebem os cuidados necessários referentes ao bem-estar ocular.
Também de acordo com a OMS, 90% das pessoas com algum tipo de problema na visão moram em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, o que é o caso do Brasil.
Isso ajuda a expor a importância de consultar, pelo menos uma vez ao ano, um oftalmologista.
Ao ir a uma clínica oftalmológica, um dos procedimentos mais frequentemente realizados é o exame mapeamento de retina, também conhecido como exame de fundo do olho.
Como o nome sugere, ele mapeia a retina, que inclui os nervos, vasos sanguíneos e tecido dos olhos, para ver se há alguma doença.
Mapeamento de retina para que serve?
Esse exame tem como principal função analisar se há doenças no globo ocular, permitindo o tratamento ou prevenção.
Ele pode detectar problemas relacionados aos olhos, como o glaucoma, o descolamento de retina, um tumor e inflamações.
Também identifica doenças sistêmicas que afetam o órgão, como diabetes, hipertensão arterial e enfermidades reumáticas, dentre outros problemas.
O procedimento serve para constatar a degeneração macular relacionada à idade, uma lesão na parte central da retina que atinge as pessoas mais idosas.
Apesar de não ter cura, existem tratamentos para que a perda da visão seja evitada.
Logo, é fundamental que indivíduos na terceira idade façam esse exame com certa periodicidade.
Apesar do mapeamento de retina ser algo mais preventivo, ele também serve para acompanhar a evolução das enfermidades.
Ao saber o motivo da realização deste exame, podem surgir questionamentos de como ele é feito. Por conta disso, explicaremos como funciona esse procedimento.
Mapeamento de retina como é feito?
Esse exame é simples de ser efetuado, não é invasivo e pode ser realizado durante a consulta com o oftalmologista.
Para realizá-lo, o médico pode pedir para, alguns minutos antes, o paciente dilatar a pupila com a ajuda de um colírio, a fim de obter uma melhor imagem da retina.
Para o procedimento, é usado um oftalmoscópio, aparelho que fica posicionado próximo ao rosto e emite uma forte luz para que o médico consiga enxergar melhor as estruturas do olho.
Apesar de ser forte, a luz não causa nenhum dano, tendo apenas a função de clarear a região. Além disso, também é utilizada uma lente de aumento, que ajuda a observar elementos menores, como veias e nervos.
O mapeamento de retina não é demorado, tendo um tempo médio de duração de cerca de cinco minutos.
No entanto, caso haja a necessidade de dilatação da pupila, ele pode demorar cerca de 20 minutos, devido ao tempo necessário para a dilatação.
Oftovision
Agora que você aprendeu o que é mapeamento de retina, mapeamento de retina como é feito e mapeamento de retina para que serve, é preciso buscar um bom oftalmologista para conferir a saúde de seus olhos.
Se você precisa de uma clínica oftalmológica de confiança, para ir em consultas e realizar o exame mapeamento de retina, a clínica oftalmológica Oftovision é o local ideal.
A clínica nasceu com o foco de expandir o universo oftalmológico, com diversos equipamentos de última geração e profissionais treinados e capacitados para oferecer o melhor serviço.
Além disso, eles inovam com a flexibilidade de dias e horários para as consultas, aumento de serviços e a ampliação de convênios.
A Oftovision fica localizada na Zona Sul de São Paulo, no bairro da Chácara Santo Antônio, e está pronta para receber em segurança todos aqueles que se importam com a saúde ocular e querem marcar uma consulta ou realizar exames oftalmológicos, como o mapeamento de retina.
Marque sua consulta:
Whatsapp >> CLIQUE AQUI
Telefone >> (11) 5181.1110
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_sectio