O exame mapeamento de retina ou fundo de olho serve para diagnóstico e acompanhamento de doenças da retina, mácula, nervo óptico entre outros.
Muito usado no diagnóstico de retinopatia diabética em pacientes diabéticos tipo I ou tipo II e também no seu controle.
No DMI o fundo de olho é necessário assim que se tenha o diagnóstico. No DM2, dependendo da glicemia, após os 5 anos este exame se torna fundamental na rotina destes pacientes.
Altos míopes possuem maior chances de descolamento de retina. Eles também se beneficiam através de uma rotina de prevenção com fundo de olho para detectar degenerações periféricas e assim, se necessário, uso de laserterapia.
Pessoas em uso de certas medicações como corticosteróides, cloroquina, hidroxicloroquina, amiodarona também precisam do mapeamento de retina como rotina, mais precisamente a fundoscopia direta. Ela avalia os danos destas medicações ao nervo óptico e também a mácula.
Na Degeneração Macular Relacionada a Idade ( DMRI) é mandatório o exame de mapeamento de retina. Desta forma podemos realizar o diagnóstico e acompanhar a evolução da doença determinando o tratamento apropriado.
No glaucoma , descolamento de retina, no trauma ocular, nas neuropatias, nas uveítes, nas oclusões venosas e arteriais etc.
Na figura acima temos um fundo de olho normal.
É necessário para este exame estar acompanhado devido a dilatação pupilar.
Na Otovision realizamos seu mapeamento de retina.
Marque sua consulta:
Whatsapp >> CLIQUE AQUI
Telefone >> (11) 5181.1110